CAPS AD - Centro de Atenção Psicosocial Álcool e Drogas

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CAPS AD - Centro de Atenção Psicosocial Álcool e Drogas

 

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS aberto que oferece atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

 

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

 

Dispõe de equipe multiprofissional composta por médico/psiquiatra, psicólogos, dentre outros.

 

Quem pode acessar ?

 

Em Cascavel é destinado para criança e adolescente, bem como pais de crianças e adolescentes com problemas ou suspeita de uso de drogas.

 

 

Como acessar

 

Acesso direto:

 

Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente a unidade do CAPS AD ou procurar uma UBS - Unidade Básica de Saúde ou USF - Unidade de Saúde da Família no seu bairro.

 

 

Horário de Atendimento:

 

8h às 11h30

12h30 às 17h30

 

Endereço: Rua Santa Catarina, 107

 

Telefones:

(45) 3902-1898 ou

(45) 3902-1899

 

  

From Address:

Ligue 132

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132

 

 

O Ligue 132 é um serviço gratuito, anônimo e confidencial. O atendimento funciona 24 horas por dia e fornece orientações e informações sobre drogas por telefone, atendendo todas as regiões do Brasil.

 

Além de orientar e informar sobre drogas, o serviço também presta aconselhamento aos familiares que possuem parentes em sofrimento em decorrência do uso ou do abuso de drogas, além de prestar assistência à saúde via telefone, fazer acompanhamento de casos e informar locais de tratamento conforme a conveniência da pessoa que procura o serviço. Uma das estratégias para a condução do atendimento é o método da Intervenção Breve Motivacional (IBM), por isso cada atendimento é personalizado, e cada ligação é um caso diferente. 


Os consultores do serviço são profissionais de saúde, educação e assistência social. A diversidade das áreas de atuação é importante pelo fato de o tema drogas envolver diferentes aspectos da vida dos dependentes e dos seus familiares. Profissionais com nível de mestrado e de doutorado em temas relacionados às drogas são responsáveis por supervisionar e monitorar as ligações e podem auxiliar em qualquer dúvida mais específica que possa surgir.

 


Objetivos:

 

  • Prestar informações sobre drogas com base em dados científicos e estudos epidemiológicos atualizados.
  • Oferecer aconselhamento telefônico personalizado (IBM) a usuários de drogas e familiares.
  • Prestar assistência à saúde a distância (acesso fácil, gratuito).
  • Informar locais de tratamento, conforme conveniência do indivíduo que liga para o call center.
  • Viabilizar recursos humanos, preparando-os para prestar informações e orientações sobre drogas.
  • Produzir pesquisa científica  e aperfeiçoar métodos de intervenção apropriados à realidade brasileira.
  • Possibilitar a disseminação de informações escritas (material psicoeducativo).