SIMPR - Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná

Postado em Cartilhas

SIMPR - SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE MENTAL DO PARANÁ

 

 

O QUE É O SIMPR?

O Serviço Integrado de Saúde Mental – SIMPR é um serviço que fornece atenção contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, durante as 24 (vinte e quatro) horas em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

 

Além do atendimento a usuários do serviço, o SIMPR constitui-se num lugar de referência de cuidado e proteção para familiares, visto que a instituição possui como objetivos a criação ou reestabelecimento de vínculos familiares, sociais, educacionais, laborais e culturais.

 

O SIMPR é formado por um CAPS III AD 24 horas e duas Unidades de Acolhimento ( Adulto e Infantil )

 

O CAPS AD III e as Unidades de Acolhimento caracterizam-se como espaços  de convivência, acompanhamento clínico e de reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS AD III também atende aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias. O serviço oferece ainda acompanhamento CAPS dia em período prolongado, a depender da evolução do paciente e acompanhamento da equipe técnica na definição do Plano Terapêutico Individual. Já a Unidade de Acolhimento oferece acolhimento voluntário e transitório, com a permanência máxima de 6 (seis) meses.

 

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

 

Dispõe de equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

 

 

Como acessar

 

Acesso direto:

 

Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente a unidade do CAPS AD, ou procurar uma UBS - Unidade Básica de Saúde ou USF - Unidade de Saúde da Família no seu bairro.

 

Clique aqui e veja qual a UBS/USF mais próxima da sua casa


Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto Juvenil

 

As Unidades de Acolhimento do SIMPR, são serviços de referência  da Rede de Atenção Psicossocial que oferecem acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, e em situações de riscos e vulnerabilidades sociais.

Na Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), a capacidade de acolhimento é para 17 pacientes com idade acima de 18 anos  e na Unidade de Acolhimento Infantn-Juvenil (UAI) para 10 pacientes, com idade entre 10 e 18 anos incompletos, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A permanência no serviço é de caráter voluntário. O período de permanecia é de até 6 meses.

 

Como acessar

Acesso por encaminhamento:

 

A indicação de uma vaga nas Unidades de Acolhimento  é feita sempre pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III.

 

From Address:

Endereço: Rua Poente do Sol nº 788 – Brásmadeira

Fone: 3222-2256 e 3324- 6530

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: facebook.com/simprcascavel